Problemas oftalmológicos na terceira idade
As pessoas que enxergam bem, normalmente, só procuram um médico oftalmologista quando a visão começa a falhar.Os cuidados com a saúde ocular e o atendimento rotineiro por um médico oftalmologista são formas saudáveis de proteger a visão em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 82% de todas as pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos.
Dentre os principais problemas de visão com grande incidência entre pessoas com mais idade, destacam-se a catarata senil, o glaucoma, a retinopatia diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
GLAUCOMA
Doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e deteriorização do campo visual, podendo levar à cegueira.Na maioria dos casos, vem acompanhada de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer glaucoma de "baixa pressão".
O glaucoma crônico costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade. Seus sintomas costumam aparecer em fase avançada da doença. Se a doença não for tratada, pode levar à cegueira. Por isso, o exame oftalmológico anual, preventivo, é fundamental para detecção e tratamento precoce.
Em geral, o tratamento é feito com colírios. A cirurgia se torna opção quando o tratamento clínico não apresenta resultados satisfatórios.
CATARATA
A catarata é definida como qualquer o pacificação do cristalino que acarrete a diminuição da visão. As alterações podem levar desde a pequenas distorções visuais até à cegueira.
Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis (maior incidência na população acima de 50 anos). A correção cirúrgica é a única opção para a recuperação da capacidade visual do portador de catarata.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula). A DMRI causa baixa visão central (mancha central) trazendo enorme comprometimento da qualidade de vida. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem
ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.
RETINOPATIA DIABÉTICA
O diabetes é uma doença progressiva que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos do olho. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. O controle cuidadoso do diabetes, com uma dieta adequada e acompanhamento médico, é a principal forma de evitar o desenvolvimento da retinopatia diabética. Para manter a visão, diabéticos devem passar rotineiramente por uma
consulta oftalmológica.
* Texto e imagens retirados do folder de orientação do CBO "Problemas oftalmológicos na terceira idade"